Endoscopia Digestiva Endoscopia Digestiva Endoscopia Digestiva

A unidade de endoscopia digestiva da Clínica Coy atua em Campinas há mais de 30 anos, sendo um dos serviços pioneiros na região. Atualmente oferece também exames de cápsula endoscópica e enteroscopia para avaliação do intestino delgado. Um de seus principais diferenciais é o corpo clínico especializado e equipamentos com imagens em alta definição.

Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva alta, também denominada esofagogastroduodenoscopia ou gastroscopia permite o exame da porção superior do trato gastrointestinal, que inclui esôfago, estômago e duodeno. Possibilita a identificação de causas relacionadas a sintomas como dor abdominal, azia e dificuldade para engolir.

Qual o preparo necessário para o exame?
O estômago vazio possibilita um exame rápido e mais seguro, assim o paciente deve permanecer em jejum. Deve comunicar previamente à equipe qualquer antecedente de alergia, doenças cardíacas ou pulmonares assim como medicamentos em uso. É realizada sob sedação, possibilitando grande conforto durante o exame. A Clínica Coy dispõe de equipe de anestesistas para o acompanhamento de todas as fases do procedimento.

O que acontece após uma endoscopia?
Os pacientes permanecem em observação até que os efeitos da sedação cessem. Após o exame, os pacientes receberão as orientações do médico endoscopista e estarão liberados para comer, a não ser que haja orientação contrária. Em função da sedação, os pacientes não poderão dirigir, sendo necessária a presença de acompanhante.

Endoscopia Digestiva Alta Termo Endoscopia Digestiva Alta
Cápsula Endoscópica e Enteroscopia

A endoscopia por cápsula e a enteroscopia são procedimentos para avaliação do intestino delgado (intestino fino). Estes exames possibilitam a identificação de lesões que causam anemia por perda crônica de sangue, tumores e presença de inflamação.

A cápsula é ingerida e transmite, por meio de ondas de rádio, as imagens a um receptor que serão analisadas posteriormente. A enteroscopia é realizada com endoscópio específico e possibilita procedimentos terapêuticos no intestino delgado.

Termo Cápsula Endoscópica Termo Enteroscopia
Colonoscopia

A Colonoscopia avalia o intestino grosso (cólon) e reto, sendo empregada para identificar causas de sangramento nas fezes, alteração do funcionamento intestinal, dor abdominal e prevenção do câncer do intestino grosso e reto. É necessária a limpeza intestinal por meio de laxantes. As orientações são fornecidas na ocasião do agendamento.

O que acontece durante o exame?
É realizada sedação venosa e o endoscópio é introduzido por todo o intestino grosso. A Clínica Coy dispõe de equipe de anestesistas para o acompanhamento durante o exame. Pode haver desconforto secundário à distensão do intestino com ar. Durante o exame podem ser colhidas biópsias assim como a remoção de pólipos. A remoção de pólipos é passível na maioria dos casos e efetivamente previne a ocorrência de câncer.

O que acontece após uma colonoscopia?
O paciente permanece em observação até que passe o efeito do sedativo. Pode haver desconforto pela distensão do intestino com ar e se não houver orientação contrária, a ingestão de alimentos pode ocorrer em seguida. Ao término do exame, o médico assistente dará as orientações necessárias. Na presença de sintomas como dor abdominal, sangramentos ou febre entre em contato com o médico que realizou seu exame ou com a Clínica Coy.

Colonoscopia Manhã Colonoscopia Tarde Termo Colonoscopia
Erbe Endo Cut e Plasma de Argônio

Com o desenvolvimento de técnicas endoscópicas de ressecção e hemostasia, a remoção de grandes lesões tornou-se possível sem a necessidade de cirurgias convencionais.

Especializada em terapias endoscópicas, a Clínica Coy disponibiliza uma moderna unidade de eletrocirurgia ERBE ENDO CUT, que permite corte e hemostasia simultâneos durante todo o processo de ressecção endoscópica de pólipos e lesões planas, propiciando maior segurança.

Essa mesma unidade possibilita o tratamento de lesões com plasma de argônio. Dentre suas aplicações mais rotineiras, estão o tratamento endoscópico de retite actínica. angiectasias e cauterização nas ressecções endoscópicas.